jan 05

Oiá -Tempo (Logunan)

OYA

Oyá-Tempo é a Orixá que está assentada no Trono da Fé. Junto a Oxalá, dá sustentação a todas as manifestações da Fé e amparo a todos os “sacerdotes” virtuosos que estimulam a evolução religiosa dos seres.

O campo preferencial de atuação da Mãe Oyá é o Religioso, onde atua como Ordenadora do caos religioso. Rege a religiosidade nos seres e absorve a Fé em desequilíbrio para reconduzir os seres ao caminho do Equilíbrio.

Ela é o próprio espaço-tempo onde tudo se manifesta. Por isso dizemos que é uma Divindade atemporal, ou seja, é em Si o próprio Tempo, não está sujeita ao Tempo, mas rege o seu sincronismo. Nossa relação ou noção de espaço-tempo depende da movimentação dos astros no espaço, e daí vêm os conceitos de dia e noite, bem como o nosso senso cronológico. Simbolizada pela espiral do Tempo, manifesta-se em todos os locais, assim como Oxalá.

A essência cristalina irradiada pelo Divino Trono Essencial da Fé é neutra quando irradiada. Mas como tudo se polariza em dois tipos de magnetismos, então o pólo positivo e irradiante é Oxalá e o pólo negativo e absorvente é Oyá-Tempo. Assim, enquanto Oxalá é a Fé abrasadora, Oyá é o gélido Tempo, onde são desmagnetizados os seres desequilibrados nas coisas da Fé.

Oyá é o Tempo por onde caminham os seres que estão buscando o Criador, é o rigor divino para com os filhos que Lhe voltaram as costas. Pois é o tempo que atua no ser, acelerando sua busca pela Fé ou afastando-o das coisas religiosas, direcionando sua evolução para outros Sentidos da Vida. Enquanto Oxalá é irradiante, Oyá é absorvente.

oya

Irradiação:
Campo de atuação: Condutor, Desmagnetizador e Descristalizador
Elementos: Espiral do Tempo
Cores: Azul escuro (também o branco/preto juntos)
Data comemorativa: 11 de agosto
Dia da semana: Todos os dias
Sincretismo: Santa Clara

Link permanente para este artigo: http://www.casaluzdoamanha.com.br/home/oia-tempo-logunan/