mar 03

Sincretismo Religioso na Umbanda

sincretismoE é graças ao Sincretismo Religioso que encontramos terreiros umbandistas cujo congá é formado apenas por imagens de santos católicos, outros, apenas com imagens dos orixás africanos, outros ainda, apresentam imagens de médiuns e guias espíritas (Allan Kardec, Dr. Bezerra de Menezes, Joanna de Angelis etc). Existem também terreiros mais esotéricos, cujo congá se remete às divindades hinduístas, indianas, à cabala hebraica, entre outros. E por fim, aqueles que mesclam imagens de várias correntes filosóficas-mediúnicas.Qual está certo? TODOS estão. Tudo dependerá da influência religiosa que cada dirigente – Pai de Santo ou Mãe de Santo – recebeu. Ou seja, se sua visão teológica está mais voltada para o Catolicismo, Espiritismo, Candomblé, Esoterismo, Hinduísmo etc.Esse item é muito importante, pois há casas que tomam cuidado até na escolha dos pontos cantados, que farão menção de acordo com a linha teológica seguida.

Penso que esse fato também influencia nas falanges dos médiuns, já que vemos médiuns trabalhando com falanges oriundas do Grande Oriente espiritual, tais como a corrente dos doutores, a corrente dos hindus e tibetanos, a corrente dos mongóis, entre tantas outras.

A única imagem genuinamente umbandista é do orixá Iemanjá. Pai Ronaldo Linares esclarece-nos que essa imagem foi vista pela primeira vez na década de 1950, pela médium Dala Paes Leme, que a visualizou acima do mar, sendo então reproduzida tal como a conhecemos.

Localizado na Praia Mirim, em Praia Grande (SP), está o famoso monumento à Mamãe Iemanjá, com 8 metros de altura e de frente para o mar. Marco histórico do município, o local recebe visitantes de várias religiões, que vêem no mesmo sincretismo religioso o elo entre nosso orixá e Maria, a mãe de Jesus.

E para fecharmos o post, apresentamos o sincretismo religioso das imagens elencadas no quadro acima. Usei as imagens do artista plástico Camasi Guimarães, que retrata de maneira fenomenal os orixás africanos.

Sabemos que o assunto é vasto e um tanto complexo. Por isso, deixem seus recados e perguntas, para que possamos esclarecer-lhes possíveis dúvidas.

VEJA A TABELA ABAIXO COM OS 14 ORIXÁS MASCULINOS E FEMININOS E A SINCRETIZAÇÃO!

 

 LINHA ORIXÁ SINCRETIZAÇÃO
RELIGIOSA
SANTO CATÓLICO
Oxalá    Jesus Cristo
 Oiá-Tempo (ou Logunan)  Santa Clara
 Amor  Oxum    Nossa Senhora da Conceição
 Amor  Oxumaré  São Bartolomeu
 Conhecimento  Oxóssi    São Sebastião
 Conhecimento  Obá  Santa Joana DArc
 Justiça  Xangô    São Jerônimo
 Justiça  Egunitá  Santa Sara de Kali
 Ordem  Ogum    São Jorge
 Ordem  Iansã  Santa Bárbara
 Evolução  Obaluaê    São Lázaro
 Evolução  Nanã Buruquê  Nossa Senhora Santana
 Geração  Iemanjá    Nossa Senhora dos Navegantes
 Geração  Omulú  São Roque

 

Link permanente para este artigo: http://www.casaluzdoamanha.com.br/home/sincretismo-religioso-na-umbanda/