ago 13

União Fraternal na Umbanda

Por Pedro Scarabelo

Salve, Salve

uniao_fraterna_umbandaBom, vamos lá, a mais um tema polemico dentro dos terreiros, quero deixar bem claro que vou deixar aqui o meu ponto de vista em relação a este assunto, claro que ninguém é obrigado a aceitar minhas palavras, mais vou escrever o que penso sobre o assunto que as vezes gera conflitos por linguagem e até mesmo por ego, orgulho, vaidade e coisas do tipo.

 Primeiramente vamos definir as palavras do tema;

UNIÃO:

União significa a associação ou combinação de coisas diferentes ou não, para formar um todo. União é o ato ou efeito de se unir. União pode ser a ligação ou combinação de esforços e pensamentos para um bem comum.

FRATERNA / FRATERNAL:

Refere-se à ou característico de irmãos ou irmãs. Que ocorre entre pessoas unidas como irmãos, amor fraternal. Que revela ou mostra consideração, afeição, união ou amizade.

Definidas as palavras do tema, vamos ao que interessa, e já começo com uma pergunta, porque desagregar se podemos agregar, unir e tornar as coisas para nossa religião de Umbanda cada vez melhores?

Veja bem, meu terreiro não é melhor que o seu e o seu terreiro não é melhor que o meu, concorda? acredito que sim, não é? Pois, isso não existe!

O nosso objetivo é o mesmo, somos Umbandistas e a Umbanda é a manifestação do espirito para a prestação da caridade e pratica unica e exclusivamente o bem! Sendo assim, o que será que afasta os terreiros um do outro? Seriam as particularidades? Seria o medo do Dirigente perder filhos da corrente para outro terreiro? Ou aquela velha história que não pode cruzar energias? Não tenho nada contra quem acredita nesta ultima opção, mais já visitei várias casas e sempre me senti bem e meus mentores sempre estavam ao meu lado.

No meu ponto de vista e por tudo que já vi e passei, entendo que estas opções e muitas outras ainda servem de pretexto para distanciar terreiros, infelizmente dentro de um conceito errôneo em relação a nossa amada religião que prega justamente o contrario! Pois se a Umbanda é prestadora da caridade, e prega o amor fraterno e a união entre os povos, então porque muitos terreiros desagregam alem de agregar suas força? Não generalizando é claro, hoje em dia temos muitos sacerdotes e dirigentes com esta consciência, lutando cada vez mais para esta união entre os irmãos de fé.

Neste ano completo 22 anos de pratica mediúnica na Umbanda, e isso não é nada, pois não sei nada e estou sempre aprendendo e vou continuar até meus últimos dias neste plano, mais um pouquinho do que aprendi neste poucos anos estou passando para os mais novos e hoje luto para que as casas de Umbanda sejam unidas, sei que não é missão fácil e que não vai acontecer do dia para a noite, mais tenho fé que logo da certo com fé em Oxalá.

Graças a Deus tive a oportunidade de conhecer várias casas dentro e fora da minha região, e graças a Deus na maioria das vezes sai do terreiro melhor do que entrei, acredito que este é o objetivo sempre. Porem, em muitas casas que passei me deparei com este tipo de “fechamento” se é que posso dizer assim, terreiros fantásticos, mais que se isolam em um mundo próprio e fechado. Acredito que não é bem por ai o caminho, tudo evolui e creio que passou da hora de deixarmos o ego, o orgulho e a vaidade de lado e se unir para um bem maior que é a União Fraternal em prol da Caridade.

Todos os terreiros que praticam a caridade são maravilhosos, sem exceção, então vamos fazer valer nosso direito constitucional de ir e vir e então vamos nos visitar, vamos nas palestras do terreiro vizinho, vamos nos cursos, vamos fazer campanhas, vamos promover ações sociais em conjunto, vamos fazer giras de união, trocar experiencias e particularidades, enfim vamos trabalhar para Olorum juntos, pois nenhum de nós sozinho é tão forte quanto todos nós juntos, pense nisso!

Que Oxalá abençoe!

Link permanente para este artigo: http://www.casaluzdoamanha.com.br/home/uniao-fraternal-na-umbanda/